A partir de 2016 poderá se tornar obrigatório que todos os carros licenciados nos países membros do Mercosul, utilizem as Placas Unificadas Mercosul.
Placas Unificadas Mercosul e a livre circulação
Na semana passada em Buenos Aires, na Argentina, os países do Mercosul, bloco formado pela Argentina, Brasil, Paraguai, Uruguai e Venezuela se reuniram e afirmaram acordo para que a proposta de unificação das placas de carros do Mercosul entre em vigor a partir de 2016, o que permitiria a todos os veículos licenciados nos países membros, a livre circulação dos mesmos entre os países do bloco.
Sendo aprovada a lei, os carros e veículos utilitários terão a identificação feita por um sequência de letras, números, além da sigla e bandeira da respectiva nação. Na União Europeia, a placa unificada já é aplicada entre os membros daquele bloco econômico.
O projeto não ficará apenas restrito as placas, pois com as Placas Unificadas Mercosul será possível ter a ficha do veículo identificada em qualquer país do bloco, já que haverá um sistema de intercâmbio de informações dos registros dos veículos licenciados em qualquer um dos países membros.
Julio Alak, atual ministro da Justiça e Direitos Humanos da Argentina, declarou que “A decisão de adotar um padrão para os veículo da região representa um avanço no processo de consolidação do Mercosul como um espaço de interesses comuns na América do Sul “.
Curiosidades: Você sabe que carros utilizam a placa verde atualmente no Brasil? Confira em nossa matéria “Placa Verde de Carro“.

Atleta, Cientista da Computação, Engenheiro de Software e Blogueiro.
De São Paulo/SP, formado na EE Antônio Alcântara Machado, Graduado na UMESP em Ciência da Computação e Pós-graduado em Engenharia de Software na USJT.