
O Kadett Turim foi uma série limitada que a GM do Brasil produziu alusiva a Copa do Mundo da Itália em 1990.
Em ano de Copa do Mundo, as mais diversas marcas de carros resolvem lançar uma série especial de seus veículos em comemoração a competição. E em 1990 tínhamos a Copa do Mundo da Itália e não foi diferente, a GM lançou o Kadett Turim.
Um carro e uma série especial para Copa do Mundo, o Kadett Turim
Naquela Copa do Mundo de 1990, a seleção do Brasil ficou concentrada na cidade de Turim na Itália. E por isso, a Chevrolet batizou o novo Kadett de Turim. Porém, até hoje não se sabe se a escolha do nome Turim foi realmente por causa da sede da seleção ou se isso seria uma provocação a FIAT ou os dois casos ;). Pois, a FIAT em seu próprio nome faz referência a cidade de Turim, já que sigla FIAT significa Fábrica Italiana de Automóveis Turim.
Como era o Kadett Turim?
A série limitada do Kadett tinha um jeitão do Kadett GS, que era o top da linha na época e um preço próximo a versão SL/e.
Todos os Kadett Turim eram na cor cinza prateado, a parte do para-lama e abaixo do friso lateral era pintada na cor cinza fosco, esta última com a descrição Turim nas cores da bandeira da Itália, possuía aerofólio traseiro, bancos esportivos da Recaro com tecido diferenciado, rodas de liga-leve de alumínio usinadas e polidas, estas exclusivas da série, painel com conta-giros e relógio digital, além de faróis com temporizador, que desligavam automaticamente, após um certo tempo.

O Kadett Turim trazia os famosos bancos esportivos da Recaro da versão GS e a descrição Turim na lateral nas cores da bandeira da Itália.
O veículo tinha um motor 1.8 que rendia 95cv, possuía quatro cilindros, com carburador de corpo duplo e movido à gasolina, freios a disco na parte dianteira e na traseira a tambor, pneus 165 SR13, direção mecânica e um câmbio de cinco marchas. Esta versão especial do Kadett era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 12,4s e consumia combustível em uma média de 8km/l.
Curiosidades do Kadett e da versão Turim
Apesar de carros em versões especiais terem poucas unidades fabricadas e portanto serem menos conhecidas, esta versão da GM se tornou muito conhecida na época, pois durante a Copa da Itália, a Rede Globo criou o Bolão do Faustão, onde foram realizados os sorteios de 82 Kadett Turim durante as transmissões dos jogos.
Na época, o Kadett foi o primeiro carro em série a ser produzido com os vidros traseiros e para-brisas colados, possuir suspensão regulável a ar, pneus 65 (Versão GS), motor a álcool injetado junto com o Monza 1991, o primeiro Chevrolet a utilizar computador de bordo e o check-control, além de ter o melhor coeficiente aerodinâmico da época.
Pelo fato da versão torna-se popular entre os consumidores, a Chevrolet resolveu estender as vendas das unidades até o ano seguinte. Hoje, é muito raro encontrar uma unidade do Kadett série limitada Turim trafegando pelas ruas do Brasil.
Veja o comercial de 1990 da versão especial do Kadett Turim:
Naquela Copa do Mundo, a seleção brasileira do técnico Lazaroni foi eliminada pela Argentina, nas oitavas de final. E a campeã do mundo foi a Alemanha Ocidental, que derrotou a Argentina na grande final.
Leia mais em nosso blog: Kadett vence Ferrari e Porsche em duelo!
>>> Quer comprar um Kadett? Tem GSI, GL, GLS, veja os preços em nosso site, acesse: Kadett à venda.

Atleta, Cientista da Computação, Engenheiro de Software e Blogueiro.
De São Paulo/SP, formado na EE Antônio Alcântara Machado, Graduado na UMESP em Ciência da Computação e Pós-graduado em Engenharia de Software na USJT.
Tenho um em exelente estado ainda. Vendo 7,500 41999548550
Em 1994 comprei um Kadett Turim de um amigo, tinha 18 anos e por onde passava com a “máquina”, chamava atenção. O que eu mais gostava era os bancos Reccaro e o aerofólio da tampa traseira. Boas lembranças, nesta época já reinava o Kadett GS e GSi.
Quando foi lançado o GSi conversível, era difícil de ver nas ruas aqui da minha cidade no interior de São Paulo.
tenho um kadett turim tudo original , ótimo carro
felizmente tenho um kadett turim em ótimas condições, ótimo carro
Mano me passa seu wtsp??
Tenho um file nas rodas 17 muito conservado ele tem 58.000 km originais carro muito conservado
Tem um Kadett Turim na minha cidade, é diferente por ter uma cor não comum dá época. Mas ele está só o pó, se pegar em uma Blitz é multa por má conservação.
Concordo com vocês, tenho um modelo gl 96 e gosto muito, carro confortável e gostoso de dirigir.
Pingback: Kadett Clube MG: Encontro de Aniversário 9 anos | CarroMotors
Pingback: Encontro de Carros Antigos Shopping Praça da Moça Fev 16 | CarroMotors
Pingback: 1º Encontro de Carros Antigos Mané Garrincha | CarroMotors
Pingback: Encontro do Kadett Clube MG em 29/11/2015 | CarroMotors
Pingback: 1º Encontro do Club do Kadett/Ipanema no Extra Anchieta - 08/11/2015
Pingback: 6º Encontro de Carros Antigos no Shopping Praça da Moça (1)CarroMotors
Pingback: 5º Encontro de Carros Antigos no Shopping Praça da Moça - Parte 1/3 | CarroMotors
Em 1990 um carro com uma tecnologia dessas…pena q os carros que aindam circulam estão destruidos, alguns colecionadores devem ter orgulho em possuir uma máquina dessas..eu gostaria 🙂
É verdade… Lembro que meu Pai comproi um 0k em 1991…
Carro maravilhoso, por onde passava chamava a atenção.
Acredito que se comparado aos dias atuais ele seria um Chevrolet Cruze. Pena que as poucas e raras unidades que encintramos estão bem maltratadas ou modificadas.
Fala Henrique… Belo carro seu vocês tiveram! Um grande carro, fora do seu tempo… O que ele tinha muito carros nem sonham em ter hoje em dia… O Turim com aqueles bancos esportivos da famosa Recaro, eram demais… Carro Top 😉
Sim Ivania… é uma pena que apesar de existirem ainda, pois são carros resistentes, muitas pessoas não tem o devido cuidado, por vários motivos e simplesmente destruíram os carros… 🙁