O freio de mão como é conhecido popularmente também é chamado de freio de estacionamento. Bom, saber usar creio que você sabe, afinal quem tem carteira de motorista passou no teste para tirar habilitação, certo?
Mas, e usá-lo para que o mesmo tenha uma vida útil maior? Será que você sabe?
O freio de mão deve ser sempre acionado, principalmente nos momentos em que o carro vai ficar estacionado, em subidas ou descidas.
Geralmente o seu acionamento é realizado por meio de uma alavanca do freio de mão. Sendo o freio de mão formado internamente por um cabo de aço que quando é acionado (puxado) pelo motorista, é pressionada as lonas do freio traseiro contra as rodas e assim mantendo-as travadas evitando que o carro se desloque.
Como usar o freio de mão corretamente?
Vamos ao que interessa. Afinal, usá-lo é fácil. Saiba, que o freio de mão com o passar do tempo, assim como outras peças do seu veículo perdem a eficiência. E o seu mau uso provoca ainda a aceleração do processo de perda de eficiência do equipamento.
O freio de mão desregulado pode causar acidentes. Para preservar o correto funcionamento do freio de estacionamento é necessário tomar algumas medidas ao acioná-lo e realizar revisões periódicas com mecânicos.
Fique sempre atento para não andar com freio de mão puxado e também evite acioná-lo com o carro em movimento, pois o acionamento sem que o carro esteja completamente parado pode danificar os pneus e o próprio sistema do freio de estacionamento.
Como puxar o freio de mão corretamente? Deve-se puxá-lo de forma suave, a fim de evitar o estrangulamento do cabo do freio de mão que acontece quando o equipamento é puxado com muita força. Pois, o acionamento de forma brusca causa uma pressão excessiva, que além de prejudicar a sua eficiência provoca uma certa dificuldade no seu acionamento ou desacionamento ao longo do tempo.
O botão que a maioria dos freios de mão do mercado apresentam deve somente ser acionado quando o motorista for destravar o equipamento. Pois, puxar o freio de mão com o botão apertado pode causar o estrangulamento do cabo interno.
A manutenção do freio do mão
A maioria dos mecânicos sugerem que o freio da mão deve sofrer manutenção a cada 15 ou 20 mil quilômetros, a fim de manter o bom funcionamento do equipamento.
O motorista também deve ficar atento à luz do sistema de freio localizado no painel do carro. Caso a luz esteja acesa com o carro em movimento e o freio de estacionamento realmente não estiver puxado, o ideal é procurar imediatamente uma oficina mecânica, pois poderá haver algum tipo de anomalia no sistema de frenagem.
Que tal outras dicas?
Tanque na reserva evite problemas;
Retrovisor, você ajusta corretamente o seu espelho;
Visite a seção de Dicas e confira várias outras.

Atleta, Cientista da Computação, Engenheiro de Software e Blogueiro.
De São Paulo/SP, formado na EE Antônio Alcântara Machado, Graduado na UMESP em Ciência da Computação e Pós-graduado em Engenharia de Software na USJT.
Gostei da explicacao.
Valeu Jeremias!