O Extintor Automotivo ABC que no começo do ano passaria a ser obrigatório, depois teve prorrogado novamente a data do início da obrigatoriedade, conforme divulgamos na matéria “Extintor Automotivo ABC: preço, validade, legislação e composição“, além dos preços que começaram a inflar depois do corre, corre atrás do extintor que desapareceu dos postos, lojas, supermercados, etc… Agora deixará de ser obrigatório em carros.
Hoje, dia 17 de setembro, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran), divulgou que o equipamento até então obrigatório, o extintor automotivo, deixará de ser obrigatório em automóveis no Brasil.
Desta forma, o Brasil passa a seguir a medida adotada por países desenvolvidos, como Alemanha, Japão e Estados Unidos que não exigem de seus motoristas, portar em seus carros o extintor para combater incêndio.
Mesmo não sendo obrigatório, os motorista poderão continuar circulando com o item de segurança, o extintor automotivo. E caso seja parado por algum guarda e você não portar o extintor, nada acontecerá, já que sua ausência não poderá ser considerada infração e você não poderá ser multado por não portá-lo.
Hoje e desde 1970, ano em que a lei de obrigatoriedade, onde cada carro deveria ter um extintor automotivo sem estar vencido, é considerado infração média, o que gera uma multa de R$ 127,69 e 5 pontos na carteira, o que em breve não poderá mais acontecer.
O extintor automotivo, continuará obrigatório em caminhões, micro-ônibus, ônibus, tratores e veículos de transporte de produtos inflamáveis.
A não obrigatoriedade de portar o extintor veicular, passará a valer após, a publicação da resolução, que poderá acontecer entre os dias 18 e 21 de setembro de 2015.

Atleta, Cientista da Computação, Engenheiro de Software e Blogueiro.
De São Paulo/SP, formado na EE Antônio Alcântara Machado, Graduado na UMESP em Ciência da Computação e Pós-graduado em Engenharia de Software na USJT.