É correto ou errado abastecer e encher o tanque até a boca de combustível? Saiba o que acontece quando se enche o tanque até a boca. E o que é cânister.
É comum muitos motoristas chegarem aos postos de gasolina ou postos de combustível (melhor assim 😉 ) e falar para o frentista, enche o tanque, por favor.
O frentista começa o abastecimento, a bomba de combustível começa a “rodar os números” até o momento em que se escuta um barulhinho e o abastecimento é interrompido automaticamente, porém geralmente para arredondar o valor a ser pago, o frentista ainda continua abastecendo o veículo.
Mas, você pode perguntar e qual o problema de fazer isso? Já que eu quero é encher o tanque do meu carro?
Vamos lá, o CarroMotors te dá um dica importantíssima!
Ao completar o tanque de combustível do seu carro acima da capacidade máxima prevista pelo manual do veículo, o cânister poderá ser danificado.
O que é Cânister?
Vamos explicar para você o que faz essa peça para que você entenda por completo a matéria.
Cânister é uma pequena peça localizada entre o tanque de combustível e a admissão do motor que tem como função básica à separação de determinadas substâncias, seja ela em forma gasosa, líquida ou sólida, ou seja, o cânister funciona como um filtro fazendo o papel de reduzir um pouco os gases que são emitidos pelos veículos na atmosfera terrestre.
Entendi o que é o Cânister. E por que encher o tanque até a boca é errado?
Quando o tanque é abastecido, além do que o manual do veículo indica, ou seja, encher o tanque até a boca (a barra foi forçada), o cânister fica inundado de combustível, perdendo sua capacidade principal que é a de filtragem de algumas substâncias e a partir deste momento o combustível pode fazer com que os carvões dessa pequena peça se desprendam danificando outros itens do carro.
A grande maioria dos manuais do proprietário informa a capacidade máxima em que o tanque do veículo pode ser abastecido. Geralmente, esse limite máximo de abastecimento gira em torno de 10% inferior a capacidade máxima real do tanque de combustível.
Então fica a dica. Percebeu que a bomba travou, nada de deixar o frentista arredondar a sua conta, ou seja, nada de deixá-lo encher o tanque até a boca. Pois, isso pode sair caro para você em futuro muito breve.

Atleta, Cientista da Computação, Engenheiro de Software e Blogueiro.
De São Paulo/SP, formado na EE Antônio Alcântara Machado, Graduado na UMESP em Ciência da Computação e Pós-graduado em Engenharia de Software na USJT.
o pior quando a gente fala para encher até o primeiro estalo da bomba e continuar enchendo… que raiva
Verdade Gabriel. Temos que ficar de olho no frentista para ele não fazer isso. Valeu.
Muito obrigada pela dica!
Vou mostrar para o meu esposo,ele tem essa mania,encher até a última gota.
Morro de medo de que algo aconteça ???
Não há de quê! Siga nossos posts e fique por dentro de todas novidades e dicas 😉
Só posso dizer obrigado, meu irmão gastou mil reais no corro por te abastecido acima do normal.
Só posso dizer obrigado, meu irmão gastou mil reais no corro por te abastecido acima do normal.
Olá Lucio, que bom ter gostado da dica, agora é tomar cuidado na hora de abastecer e ficar de olho no frentista.
Temos outras dicas, confira:
Tanque na Reserva: evite problemas
Freio de Mão: Dicas de Uso
Não sabia. Gostei da dica.
Sim, Ivania. Temos que tomar cuidado, seguindo orientações para evitar ao máximo ficar na mão ou a pé, rsrs…
Valeu Leandro Cunha e quando for encher nada de deixar o frentista ficar colocando mais combustível, além do permitido.
Olá Leandro, ótima dica…vou encaminhar esta dica para meu pai ler pois sempre que abasteço ele fica me questionando o motivo de eu não encher o tanque.
Ai está a tal sujeira no tanque de combustivel, a qual os mecânicos mencionam e que acaba provocando a quebra de peças caras e importantes no carro