Dirigindo e cantando. Você acha isso normal?
Você dirige cantando? Uma das coisas que muitos motoristas fazem é ao dirigir em momentos de trânsito intenso ou naqueles momentos de solidão ao volante, é ligar o som e começar a cantar dirigindo.
E você já foi pego, visto por alguém olhando espantado para você, porque você cantava dirigindo? E você ficou com aquela cara ou continuou cantando nem aí para quem estivesse olhando?
Dirigindo e cantando: segurança em risco
Pois é, apesar de ser bom pegar o carro, sair dirigindo e cantando, isso pode trazer riscos de segurança a você, outros motoristas e pedestres que circulam pelas vias.
Um estudo australiano da Monash University Accident Research Centre, concluiu que cantar requer uma maior atividade mental. E sair por aí dirigindo e cantando não é apenas uma distração, mas também pode prejudicá-lo durante a condução do carro, ou seja, dirigir e cantar tira a sua atenção ao volante.
Detalhes do estudo de dirigir e cantar
Os pesquisadores testaram a habilidade de condução do veículo de vinte e um motoristas, usando um simulador de condução de carros, similar a um videogame com telas de LCD, banco, volante, câmbio, pedais, etc, um verdadeiro simulador.
Foi constatado que ao dirigir e cantar ao mesmo tempo, os motoristas eram menos propensos a notar distrações periféricas e constantemente variavam de velocidade.
Os motoristas que estavam dirigindo, mas apenas escutando música também sofreram pequenas distrações, pois não ficam totalmente focados no ato de dirigir.
Segundo os estudiosos, os motoristas mais focados, aqueles que estavam apenas dirigindo, sem escutar e/ ou cantar música foram os que obtiveram os melhores resultados nos testes.
Uma coisa que os motoristas geralmente fazem ao estar no meio de uma chuva ou tempestade é diminuir ou muitas vezes desligar o som do carro. Esta atitude é muito boa e inteligente, pois desta forma é possível prestar mais atenção durante a condução do veículo, já que situações como de chuva ou tempestade exigem um maior foco.
E você? Sai por aí dirigindo e cantando?
Bom, no geral é comum olharmos por aí muitas pessoas ao volante, dirigindo e cantando. E acho que todos já sabiam, mesmo sem o estudo dos australianos que dirigir e fazer outra coisa ao mesmo tempo não combina. Mas, o estudo é bom para deixarmos registrado que o ato realmente traz problemas para a segurança de motoristas e pedestres. E como sempre devemos conduzir os nossos veículos com a máxima atenção para não colocarmos em riscos a nossa e a vida de terceiros.
E você? Canta muito ou canta nada ao volante? Qual sua música preferida para ouvir e/ ou cantar?
Deixe seu registro no campo de comentários. 😉

Atleta, Cientista da Computação, Engenheiro de Software e Blogueiro.
De São Paulo/SP, formado na EE Antônio Alcântara Machado, Graduado na UMESP em Ciência da Computação e Pós-graduado em Engenharia de Software na USJT.