A Toyota, que atualmente é a maior montadora de carros do mundo e pioneira no mercado de carros híbridos desde 1997 com o lançamento do Prius que está entre os carros mais econômicos do Brasil, apresentará em salões internacionais durante o ano de 2014, o primeiro carro movido a hidrogênio que será produzido em série.
Quando chegará o primeiro carro movido a hidrogênio?
De acordo com a reportagem do jornal japonês The Japan Times, a Toyota começará a produção em série do sedã FCV, o seu carro movido a hidrogênio, durante o mês de dezembro de 2014 com o lançamento ocorrendo no começo de 2015.
O início da produção contará com algumas dezenas de unidades sendo construídas por mês. Para que aos poucos até 2017, o carro híbrido da Toyota torne-se viável financeiramente.
Segundo a publicação do jornal, o carro movido a hidrogênio deverá ter um preço salgado, em torno de U$$ 78 mil, que realizando a conversão para reais atualmente, seria algo próximo a R$ 175 mil.
O carro a hidrogênio da Toyota é movido por um motor elétrico, capaz de gerar 100 kW, que é equivalente a 134 cv de potência. O veículo é alimentado por uma reação química entre o hidrogênio e o oxigênio, processo o qual recebe o nome de eletrólise, que acaba gerando a eletricidade necessária para o funcionamento do motor. E o curioso é que o carro diferente dos modelos atuais que emitem fumaça, o carro movido a hidrogênio emite água.
O jornal japonês, ainda destaca que o carro tem uma autonomia de rodar em torno de 482 km com um tanque de hidrogênio.
Precisamos aguardar agora para que possamos ver se realmente o que o jornal japonês, o The Japan Times, divulgou se tornará realidade. Pois, ainda faltam alguns meses para que a Toyota lance o carro. Esperamos que até lá o preço baixe, pois o valor previsto pelo jornal está bem salgado. 😉

Atleta, Cientista da Computação, Engenheiro de Software e Blogueiro.
De São Paulo/SP, formado na EE Antônio Alcântara Machado, Graduado na UMESP em Ciência da Computação e Pós-graduado em Engenharia de Software na USJT.
Pingback: De Volta para o Futuro: o que deu certo em 2015 + Bônus | CarroMotors